A Marinha fés uma triagem inicial em quase 1.100 navios-tanque que circularam entre 1º de agosto e 1º de setembro  entre Sergipe e Rio Grande do Norte. As empresas navieiras e seus representantes no Brasil foram investigados para saber de onde vieram, para onde foram e que tipos de carga estavam carregando.

Um inquérito foi aberto para apurar responsabilidades e foi feito um estudo sobre como as correntes marítimas teriam espalhado o “piche” pelas praias do Nordeste. Operação para identificar a origem do vazamento mobiliza 1.500 militares, cinco navios, uma aeronave e diversas embarcações e viaturas de delegacias e capitanias dos portos.

Apos apurações a Marinha do Brasil informou nesta quinta-feira (10) que, “após uma triagem das informações do tráfego mercante na região de interesse”, está notificando 30 navios-tanque de 10 diferentes paises a prestarem esclarecimentos na investigação sobre a origem das manchas de óleo que já atinge 9 estados do Nordeste brasileiro.

Os professores de engenharia de petróleo da Universidade de São Paulo (USP) Ricardo Cabral de Azevedo e Patricia Matai disseram que é necessário fazer o monitoramento por satélite para identificar a pluma de contaminação.

Com base nisso, é possível identificar a origem e a trajetória da pluma“, disseram por meio de email.

Para a dupla, porém, é difícil saber com base apenas nesta informação qual a embarcação seria responsável pelo despejo de óleo devido à gran quantidade de navios que passaram pela região no mesmo período.

Um gráfico feito pela Diretoria de Hidrografia e Navegação mostra que a corrente sul-equatoriana, que vem da Àfrica, se divide em duas ao chegar próxima ao litoral do Brasil.

O problema acontece com uma das vertentes, a que vem para o sul, de repente faz um giro de 180 graus e sobe para se juntar à corrente do norte do Brasil, que segue em direção ao Caribe.


Mundial aluguel de carros em Natal

A Mundial locadora de carros em Natal surge com a proposta de oferecer ao mercado os benefícios do sistema de terceirização de Frota de Veículos en todo o Rio Grande do Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *